Promotor
Município da Lousã
Sinopse
E se ninguém tivesse acreditado que a Liberdade e a Democracia mereciam o seu sacrifício?
Há coisas muito importantes que não vêm nos livros da Escola, mas que não devem ficar por contar. A história de Aurora Rodrigues na PIDE é uma delas.
Aurora é a mulher portuguesa que esteve mais dias na tortura do sono. Tinha 21 anos quando foi detida e levada para Caxias. Antes de 1974, a polícia política do Regime prendia para investigar e a tortura era o método mais eficaz durante os interrogatórios.
Aurora sobreviveu a mais de 380 horas de tortura. Foi ostensivamente humilhada, agredida, espancada, torturada e massacrada por lutar contra a Ditadura e defender o fim da Guerra Colonial. Resistiu. Acreditou, até ao fim, que a Liberdade e a Democracia mereciam o seu sacrifício.
E nós? Será que honramos o privilégio de termos nascido livres?
Durante 70 minutos vamos relembrar – na pele – o que acontecia dentro das prisões políticas e abrir o debate para repensarmos sobre os nossos direitos e liberdades. Hoje, mais de cinquenta anos depois, será que sabemos o valor da Liberdade?
* O PROJETO AURORA é uma homenagem a Aurora Rodrigues e a todas e todos os presos políticos que lutaram para que, hoje, cada um de nós possa ser, sonhar e fazer o que quiser. Cabe-nos, a todos, honrar Abril.
Ficha Artística
INVESTIGAÇÃO, TEXTO, CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO
INÊS MELO
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO E DIREÇÃO DE ATORES
RICARDO DENZEL
CENOGRAFIA E FIGURINOS
INÊS MELO
SONOPLASTIA
RICARDO DRONE
DESENHO DE LUZ
GI CARVALHO
VÍDEO
JOSÉ RICARDO LOPES
FOTOGRAFIAS
LUANA SANTOS
PRODUÇÃO EXECUTIVA
DANIELA SAMPAIO
ÁUDIO ORIGINAL COM AS VOZES DE
ANA CLOE, ANDRÉ RAMALHO, INÊS MELO, JOANA SAPINHO, JOSÉ CHAÍÇA, LUÍSA FIDALGO, MARCO AUGUSTO, MICHEL SIMEÃO, RICARDO DENZEL, RITA RUAZ, VERA CONDEÇO
APOIO À CRIAÇÃO
MUSEU AGRÍCOLA DE RIACHOS, CASA DE GIZ, 25 ABRIL EM MOVIMENTO
AGRADECIMENTOS
AURORA RODRIGUES, MUSEU AGRÍCOLA DE RIACHOS, BIBLIOTECA MUNICIPAL GUSTAVO PINTO LOPES
Uma Produção RAIAR – Laboratório Criativo com Circulação financiada por República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril ao abrigo do Programa Arte pela Democracia
Notas Suplementares
A duração do espetáculo totaliza um máximo de 70 minutos, divididos entre:
PARTE I: Espetáculo de Teatro – monólogo AURORA | 40 minutos
PARTE II: Mediação com alunos | 20/30 minutos
Preços
Preço geral: 2,00€